terça-feira, 17 de abril de 2012

Tutorial: Como comprar no Ebay

Olá leitoras!


ATENÇÃO: Post longo!


Já me têm perguntando, várias vezes, como é que eu compro pelo ebay. Decidi então esclarecer todas as dúvidas ao fazer este tutorial. Espero então com isto, que esclareçam as vossas dúvidas e fiquem mais seguras ao comprar pelo ebay.

Antes de começar, é importante ressaltar que só aconselho a comprar no ebay pessoas que tenham o mínimo conhecimento de inglês, uma vez que facilmente podem enganar-se e comprar algo que não era o que queriam.

É necessário ainda ter uma conta no Paypal (este tutorial não vai mostrar como criar uma conta no Paypal nem mesmo como utilizá-lo).

O primeiro passo que devem fazer é entrarem na vossa conta.


Depois de entrarem na vossa conta, irão ter acesso à página inicial do ebay. Nessa página, o que vos interessa é a barra de pesquisa, uma vez que é lá que vão procurar pelo produto que querem.


Na barra de pesquisa podem procurar o produto que necessitam mesmo que não tenham entrado na vossa conta, mas se o fizerem antes, será muito mais fácil uma vez que quando chegarem à página do produto irá aparecer o valor dos portes ou poderão colocar o item na vossa "watch list". Nesta barra de pesquisa, podem ainda, se vos interessar, escolher uma categoria específica. Eu, normalmente, não selecciono nada pois surgem mais resultados.

Quando escrevem na caixa de pesquisa ou em outro qualquer lado no ebay, devem fazê-lo em Inglês. Como podem ver ainda, o ebay mostra-vos algumas sugestões enquanto escrevem. Depois de terem escrito o produto que procuram, cliquem Enter.


Ao fazer a pesquisa, como pré-definição, o ebay selecciona a opção "best match" que será a melhor relação entre o custo do produto e o benefício que ele proporciona. Muitas das vezes, este "best match" está relacionado com o custo X quantidade de produto.

Como é possível ver na imagem, os vendedores que proporcionam então o melhor preço, muitas das vezes, não enviam para Portugal. É possível ver isso pois no sítio onde deveriam mostrar o preço dos portes diz "Not Specified", ou seja, não especificado. Quando isto aparece, quer dizer que os vendedores não enviam o produto para o nosso país.

Portanto, a maneira como eu pesquiso a maioria das vezes é a seguinte:


Selecciono a opção "Price + P&P(shipping): lowest first", esta opção significa que no resultado da pesquisa, os itens vão aparecer por ordem crescente de preço + portes, ou seja, do mais barato para o mais caro. Depois de seleccionada esta opção, irá aparecer uma pequena janela onde deverão escolher o vosso país. Depois é só clicar em ok.

Na imagem seguinte tive que alterar a pesquisa para conseguir mostrar-vos a diferença entre leilões e produtos que se podem comprar normalmente, pois com a base da Essie não surgia nenhum leilão.





















O que está sublinhado a vermelho, é um leilão. Ali encontram o número de ofertas que já foram feitas (bids), o preço do produto e o número de dias/horas que faltam até o leilão terminar. 
O que está sublinhado a verde é um produto que podem comprar naquele preciso momento (Buy it now), diz-vos o preço do produto e quanto tempo aquele produto estará à venda.

Depois de se decidirem que produto querem comprar, cliquem na ligação do mesmo e irá aparecer-vos uma página assim: 


Nesta página encontram a foto do produto, o descrição do mesmo, o preço + portes e outras coisas importantes.
É muito importante verificiar se o vendedor tem uma boa reputação. Se ele tiver o selo de "Top-rated seller" (vendedor bem classificado) e um Feedback alto (neste caso, 99,9%) confere uma certa segurança ao comprar.
Ao lado do nome podem encontrar o número de vendas que este vendedor já realizou, mas isso não é o mais importante. O feedback positivo e ser bem classificado conta mais.
Nunca tive problemas no ebay, comprando a vendedores bem classificados ou não. O que importa é ser honesto e caso algum problema surja, contactar o vendedor e se o problema não for resolvido contactar o serviço de protecção do ebay. Se não queres arriscar neste tipo de coisas, apesar do ebay ter então o serviço de protecção, não deverás utilizar este site. Pois sejam os vendedores bem classificados ou não, imprevistos podem surgir. Muitas das vezes, se o produto não vier por correio registado, os correios podem perdê-lo, nesse caso, devem contactar o vendedor pois muitas das vezes ou o dinheiro é vos devolvido ou então o vendedor envia-vos o produto novamente, sem terem que pagar nada.


Antes de comprarem o produto, devem primeiro ler a descrição que é apresentada. Em "Condition" é vos dito o estado em que o produto se apresenta. Podem aparecer várias descrições, desde "Brand New In Box", ou seja, novo e dentro da caixa original, "Brand New, unused, unopened and undamaged item" que significa que o produto é novo, nunca foi usado, nunca foi aberto nem está danificado até "Used" que significa usado.

Depois de ter em conta todas estas pequenas mas importantes informações, se quiseres prosseguir com a compra deves clicar no botão "Buy it now". Ao fazê-lo, serás redireccionada para esta página: 


Normalmente, antes de vos aparecer esta página, aparece uma outra de confirmação, com o produto, o valor, os portes e deves clicar confirmar. Aí irás comprometer-te a realizar a compra. Depois se o fazeres, normalmente os vendedores dão até três dias para o pagamento ser feito. Eu gosto de fazer o pagamento no momento da compra. 

Na mesma página, ao descermos, no canto inferior direito deves confirmar as informações do valor e escolher o método de pagamento que irás utilizar.


Deves seleccionar Paypal e posteriormente clicar em Continue. Depois de clicares no botão de continuar irás ser redireccionada para a página do Paypal, deverás entrar na tua conta e depois irá-te ser mostrado o valor do produto em Euros. Depois disso é só confirmar.

Após o pagamento ter sido realizado no Paypal, irás ser redireccionada novamente para o ebay para, pela última vez, confirmares a tua transacção. 


Aqui só terás de confirmar o pagamento, clicando no botão azul. Depois disso, aparecerá uma outra janela agradecendo-te por teres feito o pagamento. 

Depois disso é só esperares que o produto que compraste, chegue. Muitas das vezes, e dependendo de onde o item vem, a encomenda pode demorar de entre duas semanas a um mês. Se o produto ainda não tiver chegado passado 30 dias, deves consultar o vendedor e questioná-lo sobre a demora. Como já mencionei anteriormente, o vendedor nesse caso, irá devolver o dinheiro do produto ou então enviar-te outra vez, sem teres que pagar. 

Como já disse, é preciso ter bastante cuidado ao comprar no ebay, e se não estás disposta a arriscar, não deverás fazê-lo. Hoje em dia o ebay já está bastante 'civilizado' e por isso mesmo as coisas são sempre feitas com honestidade e o vendedor está sempre disposto a resolver os problemas da melhor maneira. Se isso não acontecer, poderás entrar em contacto com o ebay e apresentar-lhes a situação, de modo a que as coisas sejam resolvidas da melhor maneira.

Eu gosto bastante de comprar pelo ebay, uma vez que posso encontrar as coisas a um preço muito mais barato de que o normal e tem ainda o benefício de se o produto que procuram não existir no vosso país, é muito provável que o encontrem no ebay.

Não tenho muito mais a dizer. Espero que tenham gostado do post e se ficaram com alguma dúvida podem sempre deixar um comentário ou enviarem-me um e-mail.

As respostas aos comentários são feitas no próprio post a que se referem.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixem aqui a vossa opinião, pois cada comentário é lido com muito carinho e sempre respondido com a melhor das intenções. :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...